Bitcoin

2017, Francisco Aloisio

Bitcoin é uma rede de pagamento inovadora e um novo tipo de dinheiro. É a primeira moeda inteiramente digital. Foi apresentada em 2008 na lista de discussão, na web, The Cryptography Mailing pelo programador Satoshi Nakamoto. Não há Bitcoin impresso. É uma moeda descentralizada, porque não está subordinada a nenhum governo ou organização. Em termos modernos, Bitcoin também é uma rede de pagamentos, na internet. Tem, como primeira referência educacional, o site Bitcoin.org. Veja como adquirir o seu primeiro Bitcoin.

Mercado Mundial de Bitcoins




Em 06/08/2017, 79% dos Bitcoins TOTAL já foram emitidos.
Após o TOTAL de 21.000.000, mais nenhum será emitido. Será inflação zero.

Número crescente de transações mensais em Bitcoins (fonte)


Atualmente, o Dólar Americano é a principal moeda do mundo. Uma medida universal para avaliar todas as outras moedas, inclusive o Bitcoin. (fonte)

Preços do Bitcoin em Dólar Americano, na Califórnia, EUA (clique para atualizar)


Conceito de Moeda


Valor econômico é a importância que um indivíduo dá a um determinado bem ou serviço, num momento específico. O valor econômico é numericamente nomeado em uma moeda.

Moeda é um meio pelo qual são efetuadas as transações de valor econômico, dentro de um determinado grupo de pessoas.

A moeda também é um bem, e o seu valor também está sujeito às leis de mercado, de oferta e procura, num momento específico.

Moeda fiduciária (fiat currency) é qualquer título não-conversível, ou seja, que não é lastreado por nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco. O seu valor advém da confiança que as pessoas têm em quem emitiu o título. Pode ser uma ordem de pagamento (um cheque, por exemplo), títulos de crédito, e o dinheiro emitido pelos governos: Real, Dólar, Euro etc.

Os governos passaram a monopolizar a impressão de moeda, em metais, papel e polímero.

Os bancos permitiram a guarda de moedas e facilitaram a circulação de créditos, através de carta, cheque, cartão, transferência eletrônica (via telégrafo, telefone, internet).

A mobilidade das pessoas fez surgir a Casa de Câmbio (Exchange House), onde uma moeda é trocada por outra.

Bitcoin é a primeira moeda inteiramente digital. Foi apresentada em 2008 na lista de discussão, na web, The Cryptography Mailing pelo programador Satoshi Nakamoto. Não há Bitcoin impresso. É uma moeda descentralizada, porque não está subordinada a nenhum governo ou organização. Em termos modernos, Bitcoin também é uma rede de pagamentos, na internet. Tem, como primeira referência educacional, o site Bitcoin.org.

Grafia do Bitcoin


Como o Bitcoin é grafado em textos, no meio digital:

Símbolo do Bitcoin. Conforme o padrão Unicode U+20BF.  Unicode 10.0 de junho de 2017. Ainda não disponível no ambiente Windows 10. Web.
Ƀ - Símbolo do Bitcoin. Conforme o padrão Unicode U+0243.
฿ - Simbolo do Bitcoin. Conforme o padrão Unicode U+0E3F. O mesmo símbolo do Baht, moeda da Tailândia

XBT - 1 Bitcoin. Conforme o padrão ISO 4217.
BTC* - 1 Bitcoin. Usado pela comunidade.
mBTC* - 1 miliBitcoin. 0,001 Bitcoin.
μBTC* - 1 microBitcoin. 0,000.001 Bitcoin. Também denominada bit.
Satoshi - 1 Satoshi. 0,000.000.01 Bitcoin.
(*) Disponíveis na carteira do programa Bitcoin Core.

1 Bitcoin = 1 BTC = 1.000 mBTC = 1.000.000 μBTC = 10.000.000 Satoshis

Como se vê, atualmente, a melhor unidade para precificação no comércio varejista é o miliBitcoin mBTC. Considerando a tradição de se usar duas casas decimais, no comércio. As carteiras Bitcoin aceitam o registro de mBTC com cinco casas decimais.
Se 1,00 mBTC = 3,00 USD; 0,10 mBTC = 0,30 USD; 0,01 mBTC = 0,03 USD.

Destaques no Mercado de Capitais

  1. 18/08/2008 Registrado o nome de domínio bitcoin.org.
  2. 31/10/2008 Satoshi Nakamoto postou na lista de discussão, na web, The Cryptography Mailing o artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System (Bitcoin: Um sistema de dinheiro eletrônico Peer-to-Peer).
  3. 03/01/2009 (BTC) Criada a BlockChain e registrado o primeiro bloco de Bitcoins.
  4. 19/05/2015 (NYXBT) NYSE New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova York), cria índice de conversão entre Bitcoin e Dólar.
  5. 20/06/2017 (U+20BF) Consórcio Unicode definiu a grafia do símbolo Bitcoin.
  6. 10/12/2017 (XBT) CBOE Chicago Board Options Exchange (Bolsa de derivativos de Chicago), aprova a negociação de contratos futuros de Bitcoin.

Rede ponto-a-ponto


O sistema Bitcoin usa a tecnologia de rede ponto-a-ponto para operar, sem a necessidade de uma autoridade central ou banco; as transações com Bitcoins são gerenciadas coletivamente pelos usuários da rede. É um código de computador (app), aberto, com design público. Ninguém é proprietário ou controla o Bitcoin e qualquer um pode participar.

Peer-to-peer (do inglês, par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em casa, em empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital. Um exemplo de transmissão de dados via peer-to-peer são os Torrents.

Mineradores


Se você quer ser um dos nós da rede, um minerador, instale o app Bitcoin Core em seu computador, que foi lançado em 2009 por Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin. Em 06/08/2017, na versão Bitcoin-0.14.2-win32-setup.exe, exige 122 GB de espaço em disco.
Para simplesmente usar a moeda Bitcoin, você NÃO precisa instalar este programa.

Mineração é o processo de usar capacidade de processamento para processar transações, garantir a segurança da rede, e manter todos os participantes do sistema sincronizados. O minerador é um prestador de serviços ao sistema.

Atualmente, o minerador que inclui um novo bloco recebe como recompensa Bitcoins novos (recém-criados) e as Taxas Obrigatórias de Mineração incluídas naquele bloco. Exemplo: Bloco #498911, data 2017-12-12 15:07:28, Taxas de Transação U$ 68,136.15, Recompensa Pelo Bloco U$ 211,381.88, total US$ 279,518.03. Os valores, aqui expressos em Dólares, são recebidos em Bitcoins.

O protocolo Bitcoin foi projetado de uma forma que os novos Bitcoins são criados em uma proporção fixa. Isto faz com que a mineração de Bitcoin seja um negócio muito competitivo. Quanto mais mineradores se juntam à rede, fica cada vez mais difícil gerar lucro e os mineradores precisam buscar eficiência para cortar seus custos operacionais. Nenhuma autoridade central ou desenvolvedor tem qualquer poder de controlar ou manipular o sistema para aumentar seus lucros. Cada nó de Bitcoin no mundo todo irá rejeitar qualquer coisa que não esteja de acordo com as regras que se espera que o sistema siga.

Bitcoins são criados em uma quantidade decrescente e previsível. O número de novos Bitcoins criados a cada ano é automaticamente reduzido pela metade com o passar do tempo até que a emissão seja completamente suspensa com um total de 21 milhões de Bitcoins existentes. Neste ponto, os mineradores de Bitcoin serão suportados exclusivamente pelas Taxas Obrigatórias de Mineração.

Se quiser, saiba tudo...

Banco de dados Cadeia de Blocos (BlockChain)


O Bitcoin permite a transação financeira sem intermediários. Transações financeiras são verificadas por nós da rede ponto-a-ponto e gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado Cadeia de Blocos (BlockChain).

Banco de dados distribuído (BDD) é uma coleção de várias bases de dados logicamente inter-relacionadas, distribuídas por uma rede de computadores. Num banco de dados distribuídos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados. Esses dois tipos podem ser encontrados ao longo dos nós do sistema de BDD´s.

A Cadeia de Blocos tem a função de livro de registro de contabilidade público compartilhado (saldos e transações de contas), onde são registradas as transações, e no qual toda a rede Bitcoin confia. Esta tecnologia permite que esses dados sejam transmitidos entre todos os participantes da rede de maneira descentralizada e transparente. Assim, não é necessário a confiança em um terceiro para que os dados de contabilidade estejam corretos e não sejam fraudados.

Cada transação do tipo "pagador X enviou Y Bitcoins para o recebedor Z" é transmitida para a rede. O software verifica se a transação é válida, e caso seja, adiciona a transação ao próximo bloco da Cadeia de Blocos. A cada 10 minutos, um novo bloco é adicionado à Cadeia de Blocos em um nó. A Cadeia de Blocos recebe o novo bloco contendo várias transações recentes, incluindo a transação com a informação de que o recebedor Z agora tem +Y Bitcoins e o pagador X tem -Y Bitcoins.

Mais especificamente, cada nó gerador da rede procura todas as transações ainda não presentes, na Cadeia de Blocos, em um bloco candidato, um arquivo que entre outros, possui o hash criptográfico do bloco válido anterior que esse nó conhece. Ele então tenta produzir um hash criptográfico desse bloco com certas características únicas, um esforço que requer um enorme poder computacional e quantidade previsível de repetidas tentativas e erros. Quando um nó encontra tal solução criptográfica, ele anuncia o resultado para o resto da rede, validando a transação. Pares que recebem novos blocos resolvidos validam-nos antes de aceitá-los, adicionando-os à Cadeia de Blocos.

Este processo me lembra o Cubo Mágico (de Rubik).
Montar é difícil.
Validar que está certo, qualquer um consegue.
Só com um detalhe.
O algorítimo para resolver um bloco na BlockChain, é muito mais complexo que o algorítimo para resolver o Cubo Mágico.

Eventualmente, a Cadeia de Blocos conterá a história de toda a transação e propriedade criptográfica de todas as Bitcoins desde o endereço criador, em 2009-01-03 18:15:05, até o último endereço atual. As informações registradas na Cadeia de Blocos são imutáveis; e para reduzir o espaço de armazenagem, são usadas Árvores de Merkle. Portanto, se um usuário tenta reusar moedas já gastas ("gasto duplo"), a rede irá rejeitar a transação.

Saiba mais. Visão geral para Pessoas, Empresas, DesenvolvedoresAlgumas coisas que você precisa saber.

Carteira Bitcoin - SEJA SEU PRÓPRIO BANCO!



A sua Carteira (do inglês wallet) Bitcoin pode ser criada em:
  • Papel, em página html, no seu navegador web, off-line
  • Computador, em app para computador
  • Hardware, em pen drive USB
  • Móvel, em app para celular e tablet
  • Web, no seu navegador web
O Bitcoin é previsto para ser usado, como se usa dinheiro. Sem intermediário. Da sua carteira (ou bolso) para a carteira (ou bolso) de outra pessoa.
As carteiras, quando são serviços e produtos fornecidos por terceiros, tenha em mente que eles terão mais, ou menos, acesso às suas moedas e aos meios para movimentá-las.
Escolha o fornecedor como você escolhe o banco a quem você confia a sua poupança.
Saiba mais como proteger a sua carteira.

Carteira Bitcoin. Nada mais é do que um Endereço da Carteira (Endereço Bitcoin) e a sua Chave Privada (senha secreta). Exemplo de Carteira de Papel (Paper Wallet), criada pelo site bitaddress.org. Você pode ter quantas carteiras quiser.
Atenção! Códigos de exemplo; NÃO USE!


Saldo. Para saber o status de uma carteira. Exemplo, consulta pelo Endereço da Carteira 173ihmnPp69HHd72TnMJ2BtzwpbvuZAK1t, no site blockchain.info. PRIVACIDADE! Não há privacidade. Qualquer pessoa que possua o endereço da carteira, poderá ver o status dela, a qualquer momento.


Compra de Bitcoin. Um caso simples. Comprar de outra pessoa. É como trocar reais por dólar. E melhor, com a garantia de que a moeda não é falsa; o que não se pode garantir sobre o dólar. Exemplo, Mercado Livre, comprei 0,001 BTC por R$ 52,20 (câmbio 1 BTC = 52,20 / 0,001 = R$ 52.200,00). Pago pelo Mercado Pago, tenho a garantia de que o R$ 52,20 só será entregue ao vendedor depois que eu confirmar o recebimento do 0,001 BTC na minha carteira. PRIVACIDADE! Não há privacidade. Enviei o endereço da carteira para o vendedor, que poderá ver o status dela, a qualquer momento.

Pronto, agora o 0,001 BTC está depositado na minha Carteira de Papel.

Gastar o Bitcoin. A Carteira de Papel não permite pagamentos. Crie uma carteira no site blockchain.info; aplique todos os cuidados de segurança. LEMBRE-SE! Sua carteira estará na internet. Importe a Carteira de Papel para ela. Menu > Configurações > Endereços > Importar Endereço > Chave Privada da Carteira de Papel. Câmbio: 1 BTC = R$ 41.112. Esta operação equivale a uma saque na Carteira de Papel, logo, está sujeita à Taxa Obrigatória de Mineração.


Pagar com o celular. Muitos comerciantes, presenciais e na internet, disponibilizam um sistema de pagamento por celular. Instale a app Android Blockchain - Bitcoin & Ether Wallet. Terá os recursos da sua carteira no site blockchain.info, agora no celular. Exemplo. Recarga de R$ 10,00 da Tim, para um celular qualquer, usando o site PagueComBitcoin. Basta escanear o Código QR e autorizar.


Casa de Câmbio X Exchange X P2P


Tradicionalmente, Casa de Câmbio, em português, era a mesma coisa que Exchange House, em inglês. No universo do Bitcoin, isto mudou. Agora:
  • Casa de Câmbio, é a empresa que troca moedas, em seu poder, com o público em geral. Inclusive Bitcoin.
  • Exchange, é a empresa que faz a intermediação entre um comprador e um vendedor de Bitcoin. Ela não compra seus Bitcoins nem vende, os dela, pra você. Ela faz você, que quer vender, encontrar alguém, que quer comprar, e vice versa. E mantém um nível de praticidade e segurança nas transações, ganhando uma taxa pelo serviço.
  • P2P. é uma alusão à rede ponto-a-ponto do Bitcoin. Com ênfase na negociação pessoa a pessoa, vendedor e comprador de Bitcoin. A empresa apenas oferece um suporte, onde a transação é feita, com negociação livre entre as partes. Os entusiastas deste modelo, proclamam: SEJA A SUA PRÓPRIA EXCHANGE!
Reputação no ReclameAQUI (atualizada em 18/12/2017)
Casas de Câmbio

coinBR. Sede Brasil, Florianópolis. Mineração com sua empresa coinPY. Serviço PDV SmartPay. O primeiro caixa eletrônico de Bitcoin da América Latina. ReclameAqui.

Exchanges

BitCambio. Sede Brasil, São Paulo. Integra a rede BlinkTradeReclameAqui.

BitcoinToYou. Sede Brasil, cidade (?). SEGURANÇA! Dados incompletos no site. ReclameAqui.


BitcoinTrade. Sede Brasil, Rio de Janeiro. ReclameAqui.

BitInka. Sede Perú, Santiago Surco. Permite comprar e vender Bitcoins em 9 moedas diferentes da América, Europa e Asia: Dólar Americano (exclusivamente do Panamá), Euros, Nuevo Sol, Peso Argentino, Boliviano, Real, Peso Chileno, Peso Colombiano e Yuan, e em breve Dólar de Hong Kong, Peso Mexicano e Rupia Índia, todas estas moedas na mesma plataforma. Pode ser usado na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Itália, Panamá, Peru e Portugal. ReclameAqui.

BlueCoins. Sede Brasil, cidade (?). SEGURANÇA! Dados incompletos no site. ReclameAqui.

Braziliex. Sede Brasil, São Paulo. ReclameAqui.


Coinbase BR. Sede EUA, São Francisco. A maior Exchange de Bitcoin, e demais moedas digitais, do mundo. Tem ligações com a Bolsa de Nova York (NYSE). Permite transações recorrentes. No Brasil não faz câmbio, compra e venda! ReclameAqui.

flowBTC. Sede Brasil, cidade (?). SEGURANÇA! Dados incompletos no site. ReclameAqui.


FoxBit. Sede Brasil, São Paulo. Integra a rede BlinkTradeReclameAqui.

MercadoBitcoinStartup, sede Brasil, São Paulo. Vídeos do CEO Rodrigo BatistaReclameAqui.

NegocieCoins. Sede Brasil, Curitiba. Lojas que Aceitam BitcoinsReclameAqui.

Walltime. Sede Brasil, Campinas, SP. ReclameAqui.

Xtrade. Sedes Chipre, Limassol; e Belize, Cidade de Belize. Presença local no Brasil e serviço mundial. Conta de demonstração grátis. Suporte em português, 24x7, por telefone e chat. Compra mínima 0,2 BTC; R$ 14.000, com cotação de R$ 70.000 por BTC. ReclameAqui.

P2P.s - SEJA A SUA PRÓPRIA EXCHANGE!

Bisq (antigo Bitsquare.io, criado pelo austríaco Manfred Karrer, residente na Espanha, Barcelona). É uma app de PC, de código aberto, que permite comprar e vender Bitcoins, e altcoins, em troca de moedas nacionais. Toda a informação pessoal é armazenada no PC do usuário. É para aqueles que não querem perder o controle ou a privacidade. O Bisq foi projetado para ser financiado diretamente por seus usuários através de taxas de negociação (Ativa e Passiva), pagas aos árbitros, pelo serviço que prestam. A partir de outubro de 2017, essas taxas de negociação totalizaram cerca de um bitcoin por mês, distribuídas aos dois árbitros que também são os fundadores do projeto e os principais desenvolvedores. Esses fundos são insuficientes para cobrir as despesas e, como resultado, o projeto continua sendo financiado, em parte, pelos fundadores. Todas as compras e vendas de Bitcoins estão protegidas por sistema de multi-assinaturas 2 de 3 (MultiSig), e exigem um depósito de segurança para o comprador e outro para o vendedor, restituíveis após a conclusão da transação. Também exige uma Taxa Obrigatória de Mineração, para o comprador, e três dessas taxas para a vendedor. Em 12/2017, ainda tem pouquíssima oferta para compra de Bitcoins. NÓS FALAMOS PORTUGUÊS - We speak Portuguese. ReclameAqui.

LocalBitcoins. Sede Finlândia, Helsinki. É um site mundial, de transações de pessoa para pessoa, descentralizado, que abraça a natureza do bitcoin. Pessoas de diferentes países podem trocar sua moeda local por Bitcoins. Os usuários do site postam anúncios onde eles determinam a taxa de câmbio e formas de pagamento para comprar ou vender os Bitcoins. Você pode responder a estes anúncios e concordar em conhecer a pessoa para comprar Bitcoins com dinheiro, ou via transferência ou depósito online. Bitcoins são colocados na carteira do LocalBitcoins. LocalBitcoins busca parceiros, investidores e afiliados que estão dispostos a possuírem uma exchange local de Bitcoins. ReclameAqui.

MercadoLivre. Anúncios de venda de Bitcoin. Você negocia diretamente com o vendedor da moeda. É operação pessoa a pessoa, similar às Casa de Câmbio. Você deve ter uma carteira para receber os Bitcoins que comprar. Garantido pelo MercadoPago, só libera o seu pagamento depois que você confirma o recebimento dos Bitcoins na sua carteira. ReclameAqui da MercadoLivreReclameAqui da MercadoPago.

Taxas nas Casas de Câmbio, Exchanges e P2P.s

EMPRESA. CARTEIRA: Móvel, Pc, Web. DEPÓSITO EM R$/US$ com: Boleto bancário, Cartão de crédito ou débito, Dinheiro depositado no caixa humano ou eletrônico (ATM), Lotérica, Pré-aprovado antes de efetivar, Transferência bancária (TED, DOC, cabo), Vale presente e outros. SAQUE EM BTC para outra carteira, R$ para bancos conveniados, R$ para bancos Não conveniados, US$Execução de ORDEM PASSiva, ATIVA. Não/Aplicável. Taxa Obrigatória de Mineração. Nota! Dados em vermelho, aguardam confirmação.

Infraestrutura para o Bitcoin


São empresas essenciais, e completares, para funcionamento do sistema Bitcoin.

Essenciais

Bitcoin Core. A origem do Bitcoin; mantém o banco de dados Cadeia de Blocos (BlockChain). Computadores dos usuários, em todo o mundo. Carteira Bitcoin. É o primeiro software de carteira, lançado em 2009 por Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin, e que é usado pelos mineradores. Bitcoin Core é um cliente Bitcoin completo que forma a espinha dorsal da rede. Ele oferece segurança de alto nível, privacidade e estabilidade. No entanto ele tem poucas características e consume mais que 122 GB em disco. Esta carteira é de código aberto e construída de forma determinística. Isto significa que qualquer desenvolvedor do mundo pode auditar o código e verificar se o software final não está escondendo algum segredo. OPINIÃO! Vale a pena usar, para conhecer.
  • SegWit. Abreviação de Segregated Witnesses, em português Testemunhas Segregadas. Nas transações da Bitcoin existem três elementos chave. Quem envia, quem recebe, e as assinaturas (chamadas de testemunhas). A técnica SegWit dobra a capacidade de armazenamento de um bloco e, assim, aumenta a capacidade de processamento dos mineradores.  A SegWit foi oficialmente apresentada em outubro de 2016, na versão Bitcoin Core 0.13.1. Foi ativada na rede Bitcoin, a partir do bloco 481.824, encontrado às 1:57 UTC de 24/08/2017. 24/08/2017 SegWit: A maior atualização do protocolo Bitcoin.
  • Lightning Network (Rede Relâmpago). Adiciona uma nova camada à Cadeia de Blocos (BlockChain), que visa a reduzir as Taxas Obrigatórias de Mineração e o tempo de transação para os blocos. A especificação do seu protocolo foi lançada em dezembro de 2017 e há relatórios de que o ‘Lightning Charge’, um sistema de processamento de micro pagamento construído em cima da Lightning Network, desenvolvido e alimentado por uma empresa baseada em San Francisco, chamado Blockstream, foi ao ar em 18 de janeiro de 2018. Saiba mais...
Bitcoin Wiki. Estabelecida em 14/04/2010. Em inglês.
Outra Wiki. Também em inglês.
Outra Wiki. Com poucos artigos, em português.
Bitcoin.org. É dedicada a ajudar a Bitcoin a se desenvolver de forma sustentável. Quem é dono do Bitcoin.org? Bitcoin.org é o nome do domínio usado pelo primeiro site sobre Bitcoin. Foi registrado e ainda é gerenciado pelos principais desenvolvedores Bitcoin e por outros membros da comunidade Bitcoin. Bitcoin.org não é um site oficial. Assim como a tecnologia do email, a rede Bitcoin não pertence a ninguém. Logo, ninguém pode falar com autoridade em nome da Bitcoin.

MineradoresTaxa Obrigatória de Mineração. Toda transação envolvendo a Cadeia de Blocos (BlockChain) está sujeita a essa taxa. O valor da taxa é arbitrado por você. Algumas carteiras lhe sugerem esse valor. Se você colocar zero, poderá receber a mensagem "66: min relay fee not met" (Taxa de retransmissão mínima não encontrada). Mas, se colocar a taxa de 1 Satoshi (0,000.000.01 Bitcoin) por byte processado, poderá ter sucesso em completar a transação. A taxa comum, em dezembro de 2017, esteve em 450 Satoshis por byte processado, o que resulta em 0,001 BTC para processar 226 bytes. Outras carteiras podem pagar esta taxa por você. É o que fazia a FoxBit até 13/11/2017.

Complementares

ArbCoins. Desenvolveu Sistema de Arbitragem e Trade, que ajuda o usuário a escolher as melhores ofertas de compra e venda, de Bitcoins, no Brasil. Na seção Order Books (Livros de Ofertas), do site, você vê a Exchange, e também a Casa de Câmbio,  que está comprando pelo valor mais alto, e a que está vendendo pelo valor mais baixo, no momento.
  • Arbitragem. É o processo de compra e venda de Bitcoins usando diversas Exchanges, com preços publicados, ou seja: você faz a compra de Bitcoins mais barato em uma Exchange e vende em outra por um preço maior.
  • Trade. É similar a Arbitragem, quando o processo de compra e venda ocorre na mesma Exchange.
  • Ordem Passiva (Passive Order, Maker), ou Ordem Executada. É aquela inscrita no Livro de Ofertas, e fica a espera de uma contraparte para fechá-la.
  • Ordem Ativa (Aggressive Order, Taker), ou Ordem Executora. É aquela executada imediatamente após o seu envio, pelo melhor valor no Livro de Ofertas. 

Biscoint. Sistema pesquisa o melhor preço de bitcoin no Brasil (Argentina Canadá, China, Estados Unidos, Eurozona e Índia). Informa os preços, computando as taxas de cada Exchange ou Casa de Câmbio.

Bitaddress. Gera Carteira de Papel, no PC do usuário. Carteira Bitcoin. Gera a sua carteira em em página html, no seu navegador web, em modo off-line, desconectado da internet, para a sua total segurança. Pode ser impressa em papel, ou simplesmente anotados, o Endereço da Carteira (Endereço Bitcoin) e a sua Chave Privada (senha secreta). SEGURANÇA! Mantém a sua carteira fora da internet. O Bitcoin, para ser gasto, precisa ser transferido para uma carteira on-line. Por dois métodos.
  1. Importação (import) da Chave Privada. Se a app tiver semente, a chave importada não incorporará a semente. A Chave Privada apenas será adicionada à coleção de Chaves Privadas na app, e os Bitcoins vão agora ser incluídos no balanço da app. Mas, esses Bitcoins continuarão ainda atribuídos à Chave Privada original. Ficarão atribuídos às duas chaves, inclusive os que forem enviados para a Carteira de Papel no futuro. Mas, qualquer gasto com a carteira da app, fará com que TODOS os Bitcoins, da Carteira de Papel sejam esgotados. Você só deve fazer uma importação se foi você que gerou a Chave Privada (ou Carteira de Papel) e ninguém mais teve acesso a ela. Caso contrário, faça varredura.
  2. Varredura (sweep) da Chave Privada. Se a app tiver semente, a chave importada sim, incorporará a semente. Varredura é o mesmo que importação, com um passo extra: todos os Bitcoins serão enviados para um novo endereço na app. Isso será feito através de uma transação Bitcoin, então é necessária uma conexão à Internet para enviar a transação, e o pagamento da Taxa Obrigatórias de Mineração, para completar a varredura. Após a conclusão da varredura, a Carteira de Papel estará completamente esgotada.
BlinkTrade. Startup, sede EUA, Nova York. Empresa de brasileiros. Com software próprio, visa formar uma rede de Exchanges, especializadas em remessas de dinheiro, internacionais, de Bitcoin, principalmente para pessoas imigrantes. Vende serviços para quem quer montar uma Exchange Bitcoin, com: integração à sua rede; software próprio; nenhuma taxa mensal; divide a receita meio a meio. Como o seu foco de negócios é a remessa de dinheiro, vê na Exchange uma ferramenta, assim policia a lisura das Exchanges que participam da sua rede. Uma exigência, é que a Exchange deixe públicos seus endereços de carteiras quente e fria, provando a existência dos recursos que são negociados na plataforma. Outra exigência, o nome de domínio na internet, da Exchange, pertence à BlinkTrade. No Brasil: BitCambio e FoxBit. Vídeos do CEO Rodrigo Souza.

Blockchain.info. Dedica-se ao monitoramento estatístico dos blocos processados na Cadeia de Blocos (BlockChain). Permite a criação de Carteiras para uso no PC e no celular; permite transferir os seus Bitcoins, de e para uma Carteira de Papel; seus serviços são gratuitos. Apura o preço médio do mercado em Dólar norte-americano, em Real do Brasil, e outras moedas, nas principais trocas de bitcoins. Nota! Se receber a mensagem "Maximum concurrent requests for this endpoint reached. Please try again shortly.", é o porque o servidor do blockchain.info está sobrecarregado. Tenha paciência e tente mais tarde. Veja também: PesquisaTransações não confirmadas, Tamanho da mempool.

coinPY. Centro de Processamento de Dados de Bitcoin. Sede Paraguai, Cidade do Leste. Pertence à Casa e Câmbio, brasileira, coinBR. Almeja ser a maior mineradora de criptomoedas da América Latina e até 2020 ser responsável por 20% da mineração das moedas digitais de maior relevância no mercado internacional. Sua operação comercial baseia-se em aproveitar sua cadeia de fornecedores e rentabilizar os espaços ociosos na sua "farm". Que se concretiza na venda de equipamentos (mineradoras), locação de espaços em hack com conexão à internet e fornecimento de energia elétrica. Atualmente com dois galpões, localizados em endereços distintos, oferece infraestrutura adequada e equipe técnica especializada para manter suas mineradoras e dos clientes em funcionamento em ambiente seguro e com baixo custo.

Conselheiros de Bitcoin


CoinDesk. Sede EUA, Nova York. Empresa de serviços de mídia digital, eventos e informações para a comunidade de tecnologia de ativos digitais e blockchain. O seu propósito é informar, educar e conectar a comunidade global, como provedor de notícias.

Empiricus. Sede Brasil, São Paulo. Empresa de publicações financeiras, fornece recomendações amparadas em estudos financeiros e econômicos, privilegiando a linguagem simples e direta. Essas recomendações são veiculadas por meios digitais (e-mail e site), calls telefônicos, chats e palestras.

InfoMoney. Sede Brasil, São Paulo. Preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

Lojas que Aceitam Bitcoins


Lista 1. Brasil.

PagueComBitcoin. Brasil. Pagamento de Boletos e Recarga de Celular. Serviço bem avaliado, por seus usuários: 701 notas máximas em 745, 94%.

Outras moedas digitais (altcoins)


Altcoins. São criptomoedas alternativas ao Bitcoin. A maioria das altcoins surgiram a partir de bifurcações (do inglês: fork) do código-fonte do Bitcoin, com o intuito de modificar alguns parâmetros internos da rede do Bitcoin ou adicionar novas funcionalidades, a depender do objetivo de cada altcoin.

Bitcoin Cash. Surgiu em 08/2017 por decisão de um grupo que achava que o Bitcoin original (BTC) não estava dando mais conta da demanda de transações. O sistema tradicional só permite sete transações por segundo. Por conta disso, muita gente tinha que aguardar dias para que suas operações pudessem ser concluídas. É uma implementação do Bitcoin, mas com limite de transações até oito vezes maior.

Ethereum. O Ether é uma moeda digital utilizada para executar contratos inteligentes na rede Ethereum. Tal como acontece com o Bitcoin, a rede Ethereum e os Tokens de Ether não são controlados ou emitidos por nenhum banco ou governo. Em vez disso, trata-se de uma rede aberta gerida pelos utilizadores.

Quem se interessa em comprar Bitcoin

  1. Honestos. Pessoas de bem que sabem o valor de uma moeda honesta. Que serve, tanto para intermediar trocas, como para reserva monetária. Que está protegida contra a ação predatória do seu emissor, e seus inimigos; o roubo direto; o sequestro; a tributação extorsiva. Que, necessariamente, não precisa produzir renda. Provérbio inglês, e do meu pai: 
  2. Anti Banco Central. Pessoas que não confiam em seu governo. Acreditam que o seu governo falsifica dinheiro e gera inflação, desvalorizando o seu dinheiro em casa, e depositado nos bancos. O governo pratica um confisco criminoso, na forma de "imposto" inflacionário. 
  3. Anti bancos comerciais. Pessoas que não confiam nos bancos comerciais. Acreditam que fazer negócio com banqueiros é uma disputa desigual. O banqueiro sempre vence. Recebe o dinheiro do depositante e o empresta a centenas por cento de juros a.a. Ao depositante paga zero por cento. 
  4. Anti Imposto de Renda. Profissionais liberais e outras pessoas que se sentem extorquidas pelo Imposto de Renda. 
  5. Funcionários públicos corruptos. Presidentes da República, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados, Vereadores, Ministros, Desembargadores, Juízes, funcionários da administração direta, indireta, autarquias, estatais. 
  6. Traficantes de tóxicos, armas, pessoas. 
  7. Anti roubo. Pessoas que se sentem em área de risco, e sentem necessidade de ocultar o seu dinheiro. Foto: Casal vai reformar a cozinha e acha cofre enterrado no chão com 51 mil dólares
  8. CONCLUSÃO! A moeda Bitcoin também é um bem, e o seu valor também está sujeito às leis de mercado, de oferta e procura, num momento específico. O que você acha? A procura pelo Bitcoin deve aumentar, ou diminuir? 

Vídeos - Comentários no YouTube


Nota! Iniciado em 06/08, este artigo ficou pronto em 12/12/2017.

Comentários

  1. Notícia. Coinbase, a maior casa de câmbio vai enfim dar suporte ao Bitcoin Cash.
    https://tecnoblog.net/220508/coinbase-suporte-bitcoin-cash/

    ResponderExcluir

Postar um comentário